Bitcoin New Cash

Por que se envolver com o Bitcoin e as Criptomoedas?

Em 2017 tivemos divulgação midiática mundial a respeito do Bitcoin e das Criptomoedas. Os principais pontos dessa divulgação se concentraram em duas questões principais: 1) na extrema valorização do preço do ativo, aliando histórias de pessoas que ficaram milionárias após investir pouco dinheiro no passado remoto da moeda com o temor de “bolha financeira”, e 2) no suposto perigo advindo da falta de controle e regulação estatal aliado aos usos potencialmente perigosos da tecnologia em torno de lavagem de dinheiro e uso para comércio de coisas proibidas na deep web.

O tom negativo das notícias foi evidente e constante na imensa maioria dos casos, mas o fato é que o Bitcoin captou positivamente a atenção de um público além dos aficionados pelo lado técnico de temas como criptografia, computação e finanças. O interesse do público se concentrou especialmente em termos de oportunidade de enriquecimento com o potencial de valorização da moeda digital.

Passados seis meses da euforia do final de 2017 e tendo o Bitcoin perdido cerca de 60% do seu valor mais alto historicamente falando, por que você deveria, mais do que nunca, se envolver com as criptomoedas?

Em seu livro “Mastering Bitcoin” (Dominando o Bitcoin), Andreas Antonopolous, um dos maiores escritores e palestrantes sobre esse assunto no mundo hoje, diz que essa tecnologia não é simplesmente “dinheiro”, mas “uma rede descentralizada de confiança” (p. xiii). Para aqueles que têm dificuldade de entender o que isso significa, eu posso explicar resumidamente.

andreas
Andreas Antonopolous: Mastering Bitcoin

A utilidade do Bitcoin e das Criptomoedas como moeda/dinheiro digital só existe por causa daquela comunidade de pessoas capazes de usar a rede mundial de computadores para construir um sistema financeiro digital baseado em criptografia com qualidades inexistentes no sistema financeiro atual, qual sejam: liberdade, confiança, transparência, incentivo ao bom comportamento na rede, consenso, segurança da informação e ausência de qualquer autoridade central.

É bem verdade que pode ser desafiador explicar detalhadamente como tudo isso é possível na prática para pessoas leigas em computação, mas o importante nesse momento é entender que tais características são reais, já foram (e estão sendo) amplamente testadas num ambiente hostil e seu sucesso até aqui dá a esse sistema um valor muito maior do que a maioria das pessoas parece ser capaz de perceber nesse momento. A valorização do Bitcoin desde quando ele surgiu até hoje é sem precedentes na história financeira contemporânea e é um resultado prático desse valor a respeito do qual eu estou me referindo, mas os resultados alcançados até agora são tímidos em função do potencial futuro dessa inovação.

gráfico btc
Gráfico de toda a história do preço do Bitcoin

O Bitcoin é um ativo escasso, ou seja, tem quantidade limitada, e extremamente útil em inúmeros contextos digitais, de maneira que a ampliação de sua base de usuários é inevitável, conduzindo assim à sua valorização consistente a médio/longo prazo. As implicações econômicas e sociais por detrás da existência do Bitcoin dão a ele um enorme apelo a uma ampla parcela da população mundial que deseja um sistema financeiro digital longe do controle desastroso dos governos em aliança com os grandes bancos e bancos centrais.

A partir do momento que as pessoas entendem e experimentam as consequências ruins do sistema financeiro centralizado no governos e nos bancos, elas são capazes de valorizar um sistema livre e descentralizado. Enquanto os bancos limitam o acesso das pessoas aos serviços financeiros, mesmo o simples “saque” do dinheiro que supostamente é seu. Se você quiser sacar uma determinada quantidade de dinheiro da sua conta bancária, você pode descobrir que tem uma série de regras e protocolos a cumprir a fim de realmente poder colocar a mão no “seu” dinheiro.

no cash
Aviso de “Sem Dinheiro”num caixa eletrônico na Índia

Com o Bitcoin e as Criptomoedas, essa ingerência é inimaginável em teoria e impossível na prática. Se você quiser sacar todos os seus fundos e transferi-los para o outro lado num tempo estimado de 10 minutos até o outro lado receber a confirmação do envio, você pode! Nem todas as pessoas reconhecem imediatamente o tamanho da revolução por detrás dessa (e de outras) liberdade(s), mas quem o faz entende que estamos diante de algo revolucionário e que mudou, está mudando e mudará o mundo para sempre.

Por isso, você deve se envolver com o Bitcoin e com as Criptomoedas.