Artigos Finanças New Cash

Antecipar os desejos das pessoas: o segredo do Investimento!

Ludwig Von Mises, em seu clássico livro “Ação Humana”, diz à página 916 que

“Ninguém investe se não achar que está fazendo um bom investimento. Ninguém escolhe deliberadamente um mau investimento. É o surgimento de circunstâncias não previstas pelo investidor que faz com que um investimento se torne um mau negócio.

O capitalista […] não pode, ao escolher seus investimentos, se afastar dos desejos mais urgentes dos consumidores. Precisa tentar antecipar esses futuros desejos corretamente”.

As implicações da lógica do texto acima no mundo do Bitcoin e das Criptomoedas são bastante amplas e interessantes. Conquanto as moedas criptográficas descentralizadas não sejam meros “investimentos”, não são, o fato é que muita gente se aproximou dessa tecnologia em primeira instância por causa do potencial lucrativo desses ativos, vistos por tais pessoas como investimentos.

Muita gente ouviu falar dessa tecnologia, do mercado ou das perspectivas futuras dessa revolução, mas em razão de não ter estudado o suficientemente sobre esse fenômeno, acabou entrando numa hora de “hype”, sendo incapaz de prever os movimentos do mercado, e acabou fazendo um “mau investimento” na hipótese de ter comprado criptomoedas no auge dos preços no final de 2017 e até a metade de 2018 amarga cerca de mais de 60–70% de desvalorização.

Naturalmente, tais pessoas não previram os possíveis movimentos negativos nos preços, provavelmente por não terem estudado o histórico do preço do Bitcoin e sua volatividade característica.

A única forma de reverter esse tipo de quadro é designar, desde a entrada no mercado, de margens de perda proporcional (stop loss) e ir comprando mais bitcoins com valor mais baixo em todo o processo de queda, para que quando o mercado voltar a subir (como é de se esperar), o investidor ganhe com esse postura cautelosa durante o período de queda.

Mas qual a perspectiva de crescimento e valorização nesse mercado? A última parte da citação do Mises, nos ajuda a fazer um prognóstico. Muitos consumidores ainda desejarão urgentemente o Bitcoin e as Criptomoedas.

Por mais que movimentos específicos do mercado sejam praticamente impossíveis de prever, o fato é que é relativamente seguro afirmar que as qualidades do Bitcoin e demais Criptomoedas ainda ganharão a adesão de muitas pessoas por várias razões diferentes.

Países que passarem por crises inflacionárias verão sua população procurando as criptomoedas;

Pessoas buscando velocidade e segurança em grandes transações além das fronteiras de seus países usarão criptomoedas;

Consumidores vão desejar a agilidade das criptomoedas para compras online de todo tipo;

Contextos de crise e guerra comercial podem antecipar a adoção em massa das moedas descentralizadas;

Pessoas com ideais libertários e indignadas com a condução e controle estatal sobre o mercado e a economia procurarão as criptomoedas;

Toda a nova economia que está nascendo em torno desses ativos irá utilizá-los cada vez mais para todo tipo de serviços financeiros;

Essas e várias outras realidades certamente impulsionarão as criptomoedas no futuro, ainda que seja impossível prever de forma absolutamente acurada quando e como isso acontecerá em cada caso específico. Isso faz com que o Bitcoin e as Criptomoedas sirvam como um tipo de investimento a respeito do qual vale a pena estar atento. Se os entusiastas desse mercado estiverem corretos em sua antecipação dos desejos (e necessidades) dos consumidores, ainda existirão fortes lucros nesse mercado.

Nada substitui o estudo sério sobre o tema em todas as suas aplicações e implicações dentro do contexto de seu mercado singular. O Bitcoin e as Criptomoedas podem se revelar maus investimentos ou excelentes investimentos de acordo com o momento de entrada no mercado e a postura do investidor uma vez dentro.

https://newc.com.br/ oferece soluções em Bitcoin e Criptomoedas para o mercado brasileiro e aposta na educação dos investidores para que eles se beneficiem ao máximo da operação nesse mercado tão promissor quanto revolucionário.