Artigos Bitcoin New Cash

Blockchain: as transações de bitcoins criam uma cadeia de propriedade

No centro da revolução do Bitcoin e das Criptomoedas estão os conceitos de liberdade individual e propriedade privada, como as bases do desenvolvimento e florescimento civilizatório da raça humana. Mais detalhes podem ser lidos aqui nesse breve artigo. A Blockchain do Bitcoin enaltece essas características e as eleva ao seu máximo potencial.

Uma olhada mais próxima sobre a posse e as transações com bitcoins pode estabelecer essas premissas de forma cristalina para que não reste qualquer dúvida a respeito de sua importância fundamental para esse mercado.

O bitcoin é um protocolo, um ativo digital cuja posse é exclusiva de quem possui a chave privada que dá acesso a um saldo específico dentro da rede. A propriedade é posse exclusiva do seu possuidor e tal pode dispor de sua propriedade sem qualquer entrave, impedimento ou supervisão de outro, especialmente de uma “autoridade central”.

Andreas Antonopolous, em seu livro “Mastering Bitcoin”, p. 18, diz que

“Em termos simples, uma transação diz à rede que o proprietário de algum valor em bitcoin autorizou a transferência daquele valor para outro proprietário. O novo proprietário pode agora gastar o valor em bitcoin criando outra transação que autoriza a transferência para outra pessoa, e assim por diante, criando uma cadeia de propriedade”.

As transações com bitcoins, portanto, são trocas livres fundamentadas nas noções de propriedade privada e liberdade de ação individual, tudo num ambiente p2p, ou seja, de pessoa para pessoa (sem intermediários). Um dono de uma quantidade qualquer de bitcoins pode comercializar o ativo digital da forma como melhor entender. Assim também, comerciantes, empresários e empreendedores em geral são livres para aceitar pagamentos em bitcoins e para tansacionar bitcoins uma vez que os possuam.

A propriedade é comprovada e transferida criptograficamente, num ambiente de segurança digital bastante sólida, desde que o usuário tome as medidas de segurança que são de sua exclusiva responsabilidade. Quando assim ocorre, as transações com criptomoedas são ágeis, seguras, revolucionárias, ainda que se fundamentem em princípios tão básicos e antigos como os da propriedade privada e da liberdade individual. Viva a revolução das criptomoedas!

blockchain cadeia de propriedade.jpg