Artigos Finanças New Cash

Estratégias na hora de comprar Criptomoedas

Existem muitas estratégias que as pessoas podem traçar na hora de comprar Criptomoedas. No livro “Criptomoedas fácil: melhor que dinheiro“, p. 161-164, se traça algumas possíveis posturas sobre a melhor hora de se comprar criptos.

criptomoedas melhor que dinheiro.jpg

Basicamente, os autores dizem que os compradores devem escolher entre fazer um aporte único; fazer compras graduais fixas; ou trabalhar com a noção de um custo médio de aquisição. Vamos avaliar brevemente todas elas.

1- Aporte único: Essa é a forma mais simples de alocação de recursos. O comprador separa o valor de seu investimento, escolhe o momento de entrada e faz um único pagamento em troca de todo o valor na(s) criptomoeda(s) que ele escolheu comprar.

A vantagem dessa abordagem é que ela é extremamente vantajosa no caso de valorização imediata após a compra. Sua desvantagem é no caso oposto, na desvalorização imediata após a compra.

pagamento.jpg

2- Compras graduais fixas: Outra forma de comprar criptomoedas é separar um valor fixo para fazer aportes diferentes ao longo do tempo. Um exemplo, uma pessoa dispões de mil e duzentos reais para investir e sua estratégia é comprar 100 reais por mês a cada dia 05 do mês. A vantagem desse tipo de investimento é que em caso de desvalorização com o passar do tempo, esses cem reais vão redundar em maior quantidade de criptos com o passar do tempo. A desvantagem é que em caso de valorização, os mesmos cem reais vão comprar cada vez menos quantidade de criptomoedas com o tempo.

pagamento mensal.jpg

3- Custo médio de aquisição: Nessa estratégia, o comprador não entra fixo em valores ou datas, mas após um aporte inicial, fica procurando oportunidades aleatórias em tempos posteriores. Especialmente em busca de momentos mais baixos em relação ao seu aporte inicial.

binóculo.jpg

Conclusão:

A estratégia de cada comprador é decisão particular de cada um. Há inúmeros aspectos psicológicos, financeiros e de conhecimento mais ou menos maduro do mercado para informar as estratégias de cada comprador. O importante para quem deseja investir em criptomoedas é estar seguro de sua estratégia e estudar o mercado em que está investindo.