Artigos Finanças New Cash

Avaliando projetos de Criptomoedas

Existem milhares de criptomoedas hoje no mercado, a maioria delas é chamada de “shitcoins”, que é uma forma depreciativa de dizer que são moedas que não valem M*** nenhuma. Entretanto, esse mercado também está cheio de excelentes moedas com excelentes projetos e perspectivas de utilidade, disrupção e valorização.

Diante desse quadro, é imperativo desenvolvermos alguns cohecimentos para avaliar projetos diferentes e termos maior chance de acertar em nossas apostas de investimento. No livro: “Criptomoedas: melhor que dinheiro”, p. 156-158, se diz que há quatro pontos principais que devem ser levados em conta quando formos considerar um projeto de criptomoeda. Equipa técnica; Tempo de vida e comunidade; Volume e Liquidez; e Plataformas e usabilidade. Refletiremos nesses paradigmas em nossas palavras

1- Equipe técnica: O Bitcoin é a obra de um gênio técnico na área da computação, da criptografia e das finanças, ou de um grupo de gênios. Isso demonstra a absoluta importância de que um projeto seja criado e desenvolvidos por pessoas com excelentes capacidades técnicas nas áreas relacionadas à sua área de atuação. A primeira coisa a ser avaliada em um projeto, portanto, é a qualidade da equipe técnica por detrás dele.

team computers.jpg

2- Tempo de vida e Comunidade: A natureza “código aberto” dos projetos de criptomoedas é uma de suas maiores qualidade, mas há efeitos colaterais. Qualquer pessoa com conhecimento mínimo pode copiar características de moedas já existentes e criar uma nova moeda igual ou parecida. Isso faz com que seja muito fácil multiplicar novas moedas. Portanto, uma primeira característica na avaliação de um projeto é quanto tempo de vida ele tem e se já há uma comunidade “orgânica” atrelada à moeda. Projetos mais velhos sobreviveram ao teste do tempo e projetos com comunidades orgânicas fortes têm muito mais perspectiva de sucesso.

comunidade.jpg

3- Volume e Liquidez: Projetos de criptomoedas só são bem sucedidos a partir do ponto em que há volume de transações e liquidez. Que tipo de moeda não é transacionada? Que tipo de moeda não pode ser trocada por outros ativos? Portanto, na busca pelas melhores criptomoedas, é imperativo buscar pelos projetos com bom volume e liquidez.

liquidez.jpg

4- Plataformas e usabilidade: Em que plataformas a criptomoeda em questão é negociada? A Criptomoeda segue um padrão de usabilidade mais fácil ou é preciso ser um engenheiro de software para negociá-la? Essas perguntas são importantes para se escolher em qual projeto de criptomoeda se deve apostar.

bitcoin use.png

Seguindo esses passos é possível identificar e apostar nos melhores projetos do mercado.