Artigos Finanças New Cash

As Criptomoedas vão substituir completamente os bancos ou ambos os sistemas funcionarão juntos no futuro?

Andreas Antonopolous foi perguntado se a tecnologia da Blockchain irá substituir completamente os ambos, ou se ela será usada para integrar o sistema bancário no futuro. A questão é se haverá uma ruptura com o sistema bancário ou uma integração dessas novas tecnologias? Sua resposta foi na seguinte direção:

Andreas acredita que os bancos terão tanto sucesso em usar a tecnologia da blockchain quanto os jornais tradicionais estão tendo sucesso em usar a internet.

newspaper.png

O que significa dizer que provavelmente os bancos ainda vão existir no futuro, mas a maioria das pessoas simplesmente não dará nenhuma importância à sua existência!

Andreas também enfatiza que há certas coisas que são impossíveis de serem feitas com uma blockchain. Por exemplo: criar dinheiro do nada e dar esse dinheiro recém criado a pessoas já extremamente ricas em bancos e grandes empresas, e isso “gratuitamente”. Não. Para fazer esse tipo de coisa você sempre precisará de um sistema centralizado com emissão de moedas nacionais como acontece com: Reais, Euros e Dólares.

reais .jpg

Para criar dinheiro do nada e dar às pessoas ricas, você precisará de um sistema centralizado disposto a roubar as pessoas mais pobres através da inflação. É assim que o sistema atual funciona. Você não pode fazer reserva fracionária bancária com Criptomoedas. Não pode criar dinheiro do nada. Para esse tipo de coisas, os bancos sempre serão necessários.

Então se as pessoas desejarem usar moedas desvalorizadas, elas só vão ter acesso a esse tipo de moeda recorrendo a um e ao mesmo sistema: a sistema bancário tradicional.

bank.jpg

Mas a aplicação fundamental de se ter acesso a uma conta válida; a aplicação fundamental de se ter acesso a uma rede de pagamentos para nos capacitar a pagar contas, fazer transações, comercializar coisas e todo o resto, tudo isso agora é um protocolo.

E quando você tem um protocolo com custo zero (uma vez que já foi desenvolvido e já funciona) e que agora vai competir contra esse sistema caríssimo, lento, ineficiente e corrupto que é o sistema bancário atual, advinhem quem sempre sai ganhando? As criptomoedas.

crypto.jpeg

As Criptomoedas são mais seguras, mais ágeis, mais adaptadas aos tempos atuais, de maneira que o sistema bancário atual, com o nível de poder de que hoje ele desfruta, pode estar com os dias contados…