Artigos Finanças New Cash

Blockchain: roteiro para a prosperidade

Dan e Alex Tapscott em seu livro “Blockchain Revolution: como a tecnologia do Bitcoin está mudando o dinheiro, os negócios e o mundo”, p. 222-225, nos dizem que a tecnologia do Blockchain permite que indivíduos de todas as classes mapeiem sua própria prosperidade e gerem riqueza.

As formas em que isso pode ser feito, segundo eles, tem que ver com cinco aspectos básicos: Ferramentas de abundância; Identidade persistente; Empreendedorismo democratizado; Mensuração do excesso de capacidade; e Dados micromonetizados.

Basicamente, o sentido de fala dos Tapscott é de que as ferramentas para que as pesoas tenham acesso à revolução do Blockchain são abundantes e resumem-se em computadores e celulares. Isso coloca o Blockchain nas mãos de praticamente todos. Milhões/Bilhões de cidadãos podem agir de forma economicamente orientada com os Criptotokens com vistas à sua prosperidade.

phonecomputer.jpg

A identidade digital pode ser a chave para inúmeros negócios e oportunidades. Pessoas podem usar o Blockchain para gerenciar suas várias identidades digitiais a fim de tirarem maior proveito possível a partir de cada uma delas.

digital self.jpg

Os empreendedores são, geralmente, os motores do crescimento econômico de uma sociedade. Através do Blockchain, empreendedores do mundo todo podem cooperar entre si a fim de maximizarem seus produtos e lucros em suas interações comerciais diversas onde isso for possível e viável. O Blockchain oferece um espaço pujante de ideias e práticas que podem ajudar aos empreendedores a se financiarem de forma mais acessível e democratizada, ao contrário do que ocorre no paradigma centralizado atual.

O-que-é-empreendedorismo-digital.jpg

Através do Blockchain é possível mensurar o excesso de capacidade de variados recursos como: wi-fi, eletricidade, espaço em hardware, etc., tudo a fim de otimizar o uso desses recursos em redes p2p gerenciados por um blockchain. Dessa forma, as pessoas podem trocar o acesso a esses recursos em excesso por tokens criptografados descentralizados.govtech-1

Os dados são o que há de mais valioso em inúmeras indústrias milionárias do mundo digitalizado. O Blockchain oferece um oportunidade para que os dados sejam monetizados, inclusive ao ponto dos micropagamentos. Isso também abre amplas oportunidades para pessoas e empresas que desejem explorar o valor de seus dados a fim de lucrar com isso, fazendo com que o lucros por seus dados sejam em parte seus e não somente de empresas que os comercializem, inclusive sem o seu consentimento.

monetizing-video-banner-1-02-2400x1266.png

O Blockchain é a tecnologia fundamental das Criptomoedas e certamente quem entendê-lo e colocar em prática ideias que explorem o seu potencial pode estar na trilha da prosperidade de um novo mundo digitalizado logo após a esquina.