Artigos Bitcoin New Cash

O entusiasmo e o terror com o Blockchain baseiam-se em…

No livro de Daniel Drescher, “Blockchain básico: uma introdução não técnica”, p. 38, se diz que “o entusiasmo com o blockchain baseia-se emsua capacidade de servir como uma ferramenta para prover e manter a integridade de sistemas ponto a ponto (p2p) puramente distribuídos, os quais têm o potencial para provocar mudanças em mercados inteiros em virtude da desintermediação”.

Em minha leitura do material me permiti fazer uma breve anotação na margem do livro em que acrescentei a palava “terror” à narrativa de Drescher. Dessa forma, concluo que o blockchain cause “entusiasmo” em alguns e “terror” em outros, exatamente pelo mesmo motivo.

A principal razão pela qual o blockchain é revolucionário tem que ver com sua capacidade de prover e manter integridade em sistemas sem governança central. Essa notícia, para aqueles que a entendem, é absolutamente fantástica e abre a possibilidade de que venhamos a construir um novo paradigma de relações de poder na sociedade de uma forma geral, primeiro a partir do dinheiro/moeda, mas para todo tipo de questão que envolva a necessidade de “governança”.

bitcoin network.jpeg

O mais importante uso e implicação do blockchain é o de possibilitar a desintermediação das relações de poder a partir do dinheiro/moeda para as demais aplicações. A mudança de paradigma é estrondosa e pode transformar o mundo drasticamente.

O sistema financeiro é constituído em grande parte de intermediários (bancos, seguradoras, etc.) entre produtores (governo/banco central) e consumidores (pessoas e empresas) de dinheiro. Só que o dinheiro já foi convertido em bits e bytes há muito tempo, sendo hoje em grande proporção já um elemento eletrônico e imaterial. Isso indica que o sistema financeiro é, sim, totalmente vulnerável a ser substituído por uma rede ponto a ponto (p2p) de soluções para as necessidades financeiras das pessoas.

A desintermediação é a consequência mais importante das capacidades do blockchain e é por isso que muita gente fica extremamente entusiasmada com essa tecnologia, pois ela oferece liberdade, barateamento de taxas e maior velocidade nas transações, podendo fazer uma ampla e benéfica disrupção no mercado como o conhecemos hoje. Por outro lado, é exatamente essa possibilidade que aterroriza os bancos e intermediários em geral, uma vez que é a própria existência e relevância deles que está em jogo.

É por isso que a revolução das criptomoedas é tão entusiasmante e aterrorizadora, tudo depende do lado em que você está, mas seja como for, a maioria das pessoas na face da terra têm motivos unicamente de se entusiasmar.

bitcoinminer.png