Artigos Bitcoin New Cash

Blockchain: solução para o problema do gasto duplo

Muito se fala da badalada tecnologia da Blockchain, como se ela fosse a solução de vários (ou de todos) os problemas da sociedade. Entretanto, o escopo de soluções que uma blockchain oferece, apesar de ter amplas possíveis implicações, tem utilidades mais modestas e específicas.

Em uma blockchain pública referente a um ativo digital nativo, como o caso da blockchain do Bitcoin e das outras criptomoedas, a solução trazida pela tecnologia é resolver o problema do gasto duplo. Mas a que isso se refere?

double-spend-cartoon-jpg.jpeg

Informações digitais são constuídas com bits e bytes, pacotes de dados que são construídos e fazem sentido em linguagem de computador. Bits e Bytes são matérias primas absolutamente abundantes numa rede computacional. Além disso, informações formadas por bits e bytes pode ser (e são) frequentemente enviadas e recebidas “de um lado pro outro” por toda a extensão da rede.

O “bit”-coin é o ativo digital transacionado em sua blockchain, que é, resumidamente, uma solução engenhosa para evitar que essa informação específica (o bitcoin) seja enviada para mais de uma pessoa ao mesmo tempo, resultando em multiplicação indiscriminada do ativo, ou seja em inflação da moeda.

inflation.jpg

A grande utilidade da Blockchain, portanto, é evitar que uma informação digital seja multiplicada indiscriminadamente, sofrendo um processo de “inflação”. Ou seja, a blockchain é a solução para se criar e se manter a escassez no ambiente digital, numa rede descentralizada de pessoa para pessoa que elimina intermediários. Essa é sua grande utilidade.

A partir da descentralização da rede e do enorme (e indisponível) poder computacional  necessário para se atacar eficazmente a rede é que o Bitcoin tira sua segurança e é por isso que ele se tornou à prova de censura e da corrupção que advem das estruturas centralizadas de governança.

A Blockchain do Bitcoin é a solução de vários problemas em redes distribuídas, mas não de todos os problemas relativos às bases de dados e governança empresarial e institucional de forma mais geral.

Bitcoin-mining-1.jpg

A solução do problema do gasto duplo, evitando e inflação da moeda, porém, não é “pouca coisa” e tem o poder de reconfigurar o sistema financeiro a partir de uma base descentralizada, revolucionando as relações econômicas entre as pessoas.