New Cash

A internet das coisas (públicas)

Uma das grandes áreas que chamam a atenção das pessoas em termos tecnológicos é a chamada “Internet das Coisas”. Que é, na verdade, a conexão das “coisas” em geral com a internet. Acender as luzes de casa pelo smartphone, acionar o forno ao sair do trabalho para chegar em casa com comida quente e várias outras realidades estão sendo imaginadas e produzidas. A tecnologia do Blockchain e das Criptomoedas pode ser largamente utilizada em conexão com esse tipo de aplicação, especialmente no que se refere às coisas públicas.

iot .jpg

Don e Alex Tapscott, autores do livro “Blockchain Revolution”, p. 250, falando dessa integração entre tecnologias disruptivas e governos, nos dizem que:

“A área to transporte público e a internet das coisas é a oportunidade mais natural para o governo: registrar dispositivos inteligentes em um registro Blockchain para o gerenciamento de ativos”, por exemplo, nas áreas de conservação de prédios, espaços de trabalho, frotas, computadores e máquinas em geral.  Usando o Blockchain, “líderes públicos poderiam alcançar melhores resultados” em diversas outras áreas como: energia, gestão da água, lixo, etc.

É verdade que muitas pessoas no universo do Blockchain e das Criptomoedas acham que a solução de todos os problemas do mundo está na anarquia e ausência de governo em sentido absoluto. Entretanto, a dificuldade prática que uma visão assim impõe é bastante evidente e grave dada a realidade humana. Dessa forma, ao invés de abolir em absoluto o governo, uma forma de solucionar alguns problemas é usar a eficiência e transparência da tecnologia para melhorar os serviós e a prestação de contas da parte do poder público.

society.png

Isso é uma meta um pouco mais modesta que aquela da anarquia, mas seu cumprimento já poderia fazer com que a sociedade em que vivemos fosse muito melhor do que ela é. Nossa missão, portanto, é continuar a conscientizar as pessoas em função dessa tecnologia e ajudar para que suas aplicações e implicações sejam usadas para ajudar o mundo a se tornar um lugar melhor.

crypto_currency.jpg