Artigos Finanças New Cash

Volatividade: “não existem no campo da economia relações constantes”

Ludiwig Von Mises, em seu clássico livro “Ação humana”, p. 84, diz que “não existem, no campo da economia relações constantes”. Dentro desse mesmo pensamento ele afirma que as pessoas avaliam as coisas de forma diferente em tempos diferentes, uma mesma pessoa muda sua avalição quando as circunstâncias mudam.

ludiwig von mises

Por detrás dessa realidade humana no mundo está a incerteza que é uma das coisas que mais dão medo nas pessoas em relação ao Bitcoin e às criptomoedas, a volatividade. A volatividade das moedas digitais é uma das caracterísricas mais amadas e mais odiadas desse mercado.

Por que as pessoas amam a volatividade?

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas a extrema valorização do Bitcoin e das Criptomoedas só existiram, existem ou existirão em função da volatividade. O sonho de muitas pessoas nesse espaço é comprar criptos aos valores atuais e ter imensamente mais dinheiro no futuro a médio ou longo prazo, quanto mais rápido melhor naturalmente. Quem ficou rico com Bitcoin investindo relativamente não poderá jamais reclamar da volatividade.

altas.jpg

Mas nem tudo são flores.

Por que as pessoas odeiam a volatividade?

A volatividade também é razão dos pesadelos de muitas pessoas nesse espaço. Dormir com muito dinheiro no bolso e acordar com pouco não é uma experiência fácil e já aconteceu diversas vezes com diversas pessoas nesse mercado. Os preços variam para cima gerando lucro e também variam para baixo gerando prejuízo. Ainda que haja formas de tentar mitigar esses riscos é impossível eliminá-lo por completo no horizonte atual em relação ao mercado das moedas digitais.

crash.png

Não só as criptomoedas oferecem incertezas

Algo a ficar claro nesse momento, porém, é que existem incertezas em todas as realidades econômicas humanas na face da terra. Ninguém é capaz de prever de forma acurada todos movimentos dos mercados e moedas que comportam todas as relações financeiras entre as pessoas de forma ampla. É ilusão achar que o sistema financeiro é mais seguro do que o mercado das criptos, ainda que exista maior calmaria aparente no ambiente centralizado.

bank run.jpg

O Bitcoin é apenas uma expressão mais “viva” e “humana” do mercado do que a maioria das pessoas está acostumada atualmente.

Acesse: https://newc.com.br/