Artigos Bitcoin New Cash

Internet e Bitcoin: controle da sociedade ou autonomia mais consolidada?

No livro “Redes, libedades e controle: uma genealogia política da internet”, p. 24, Benjamin Loleluck diz que a cibernética, que é a ciência base de toda a internet, “articula com vigor a maneira como adquiriu uma posição central no devir biológico, tecnológico e social da humanidade, outorgando-lhe, assim, um potencial político intrínseco na medida em que a informação é fonte de poder: de acordo com o modo como é utilizada, ela pode servir para o controle da sociedade ou ser posta a serviço de uma autonomia consolidada”.

loveluck.jpeg

Nessas poucas palavras, Loveluck nos demonstra que a tecnologia fundamental da internet e, portanto, do Bitcoin, pode ser usada para o bem ou para o mal em sentidos sociais. Isso não é (ou não deveria ser) novidade para ninguém, mas deve ser reenfatizado como alerta contra um pessimismo ou otimismo fora da realidade da parte dos adeptos das moedas digitais.

otimismo e pessimismo.jpg

Há aqueles que acreditam, de acordo com teorias da conspiração, que as moedas digitais são obra das “elites” governamentais e financeiras do mundo para tornar o dinheiro digital e assim rastrear a taxar todas as transações entre as pessoas de forma geral para propósitos malignos. Nesse lado negativo da apreciação desse fenômeno, há também aqueles que só conseguem ver perigo, golpes e medo nesse universo.

dark.jpg

No exato lado oposto dessa tendência, há aqueles que pensam que a tecnologia da Blockchain trará absoluta transparência, honestidade e prosperidade para a sociedade de maneira sem precedentes. A corrupção será erradicada, todos terão abundância de recursos financeiro para se tornar ricos e desfrutarem de tudo o que o dinheiro pode proporcionar.

whit-optimism-cover.jpg

As duas visões falham em avaliar as perspectivas presentes e futuras de forma muito radical e pouco equilibrada. É imensamente mais provável que os dois cenários se mesclem de tal forma que essa tecnologia sirva para o mal, para aqueles que a utilizarem para tal, e para bem para os que se dedicarem a tirar dela o que é bom. Como qualquer outra tecnologia, a internet e o Bitcoin são meios para se atingir as finalidades humanas em toda a sua amplitudade de mal e de bem.

A cibernética, vista como a ciência da informação, tem oferecido às pessoas a capacidade de articular suas ideias e pretensões de forma a adquirir amplas implicações políticas tendo em vista que informação é poder. O desenvolvimento das pessoas e sociedades tem sido bastante afetado em função dos avanços na área computacional e o Bitcoin é um desses elementos centrais de disrupção e transformação. Nem todos frutos desse revolução serão bons, essa tecnologia é e será usada também para o mal. Há o temor, inclusive, de que ela venha a ser usada para cerecear a liberdade das pessoas.

Por outro lado, o potencial positivo e libertador do Bitcoin é enorme e pode trazer às pessoas maior maturidade e poder em termos de resguardar suas próprias decisões financeiras num sistema descentralizado. Dessa forma, a autonomia das pessoas pode ser fortalecida e assim uma sociedade mais forte nascerá dessa revolução.

world.jpg

Acesse: https://newc.com.br/