Artigos Bitcoin New Cash

Paz/harmonia social e Criptomoedas

Lendo sobre a história da internet, encontrei uma citação muito interessante:

“[em determinada visão] a paz e a harmonia são o resultado  de uma ‘libertação’ do potencial da circulação da informação; era necessário compensar a falência política do ser humano, evidente na década de 1940 após o ‘colapso dos valores’ que representava o período de 1914-1945. Por isso, impunha-se remover as barreiras às trocas autorreguladas da informação e facilitar a transparência, enquanto garantia de que deixariam de ser cometidos, em sigilo, crimes da magnitude do Holocausto”.

kill.jpg

Essa citação aponta para um momento histórico onde aquilo que viria a se tornar a computação contemporânea e a rede mundial de computadores ainda eram impensáveis. Entretanto, alguns dos temas principais do universo das criptomoedas já estão ali presentes.

As moedas digitais descentralizadas são filhas da internet e de sua capacidade de criar redes descentralizadas. A circulação de informação, nesse contexto, é extremamente poderosa e já possibilitou a transformação do mundo em várias instâncias e direções. Adicione a esta equação a circulação de informações que carregam “valor” e você poderá vislumbrar o potencial das criptos em mudar os paradigmas sociais atuais.

A menção à falência política das primeiras décadas do século 20 contextualizam o mesmo sentimento sobre esse tema da parte das sociedades atualmente no século 21, especialmente nos termos do colapso dos valores em torno do tema da corrupção que assola as sociedades de forma geral. O Bitcoin nasceu num contexto bastante conturbado nesses sentidos, no meio de uma tempestade política/econômica de grandes proporções.

Bitcoin-digital-currency.jpg

A parte final da citação ressoa com temas muito semelhantes àqueles valorizados pela cultura da Blockchain quando fala de “trocas autorreguladas” e “transparência” para evitar cometimento de crimes. Os adeptos das criptomoedas tendem a acreditar que o sistema financeiro atual é “criminoso” em praticamente todas as acepções do termo. Corrupção deliberada ou no mínimo incompetência desastrosa e não punida se unem numa aliança maldita entre bancos e governantes a fim de justificar seu reinado sobre vastas quantidades de pessoas. Tudo feito sem transparência, sem responsabilização e com muitos crimes.

As criptomoedas, por sua vez, não são a solução de todos os problemas da humanidade, nem devemos imaginar que elas conduzirão as sociedades humanas ao “jardim do Éden”. Mas é fato que essa tecnologia pode contribuir significativamente para a paz e a harmonia social naquilo em que estimula a liberdade junto da responsabilidade da parte de seus adeptos, começando por aquilo que em geral as pessoas aprendem a valorizar em grande medida, o seu próprio dinheiro. Essa mudança de paradigma e mentalidade pode se tornar muito benéfica a médio e longo prazo para as pessoas de uma forma geral, restando-nos nesse momento o dever de anunciar suas qualidades e potencialidades para a maior parte delas.

bitcoin peace.jpg

Acesse: https://newc.com.br/