Artigos Bitcoin New Cash

As funções de uma carteira de Bitcoin

As carteiras de bitcoin, chamadas de Wallets em inglês, cumprem algumas funções importantes dentro do ecosistema das moedas digtais descentralizadas. Segundo Andreas Antonopolous, em seu livro “Mastering Bitcoin”, p. 93, “em um alto nível, uma carteira é uma aplicação que serve como a interface primária do usuário. A carteira controla o acesso ao dinheiro do usuário, administra chaves e endereços, registra o saldo, e cria e assina transações”.

btc wallet.jpg

Vamos dissecar essas funções de forma breve para o benefício do entendimento daqueles que estão dando seus primeiros passos nessa tecnologia.

1- A interface primária do usuário

Essa expressão indica que da perspectiva do usuário do bitcoin, a carteira é a “interface primária” com a qual ele vai se envolver para receber ou enviar bitcoins. Interface é uma palavra que nesse contexto poderia ser substituida por alguns termos, como “aplicativo” ou “programa”, “plataforma”. As carteiras, portanto, são softwares que servem como interface com a qual o usuário vai lidar diretamente ao manusear seus bitcoins.

2- Controle do acesso ao dinheiro

É na carteira que o usuário dessa nova tecnologia mantém seu dinheiro eletrônico. Portanto, é ela que controle seu acesso a esse dinheiro. Isso quer dizer que a carteira deve ser capaz de gerenciar fundos de criptomoedas e dar acesso ao seu possuidor dos fundos nela contidos. Esse acesso contextualiza a segurança que cada usuário deve ter em relação à sua carteira, como quem cuida da sua carteira física com dinheiro em espécie.

3- Administração de chaves e endereços

Para que a carteira de bitcoin sirva como interface de controle dos saldos nela inclusos, ela deve ser capaz de administras as chaves privadas e os endereços públicos que representam as senhas e os números de contas dos usuários da rede. Isso demonstra que as carteiras são construídas para lidar com toda a criptografia do sistema de forma a lidar com as chaves públicas e privadas que fundamentam todas as trocas de valores entre os usuários da rede.

4- Registro de saldo

As carteiras possibilitam que seus usuários vejam o saldo que eles têm em criptomoedas como as contas bancárias avisam o saldo dos clientes num determinado momento de consulta.

5- Criação e assinatura de transações

As carteiras, para servirem aos propósitos práticos da rede, são capazes de criar e assinar transações na rede. Para isso elas aramzenam as chaves privadas associadas ao saldo contido na conta do usuário e a seu pedido movimentam valores para outros participantes da rede.

btc chart.jpeg

Essas são as funções de uma carteira de bitcoin e se você ainda não tem uma acesse newc.com.br e crie a sua!