Artigos Finanças New Cash

Dólar americano é Criptomoeda!

No novo livro da Empiricus sobre moedas digitais, escrito por James Rickards, chamado “Cripto Wars: a guerra por detrás das criptomoedas”, p. 32, se diz que hoje nós podemos chamar o dólar americano de criptomoeda. Ficou surpreso? Talvez não deveria.

cripto wars.jpg

O contexto dessa afirmação é simples. Quando fazemos nossos pagamentos via cartão de crédito ou débito, estamos usando plataformas multinacionais, cuja base monetária e financeira é o dólar e toda as transações via cartão são criptografadas e envolvem o envio de informações de transação protegidas por criptografia em torno de senhas e permissões dentro do sistema.

Portanto, em grande medida, as transações com cartão são baseadas no dólar e na criptografia, e é por isso que James Rickards afirma que o dólar é uma criptomoeda.

Então quer dizer que as chamadas criptomoedas funcionam da mesma forma que o dólar?

Falando desse ponto, o autor diz que o valor das criptomoedas não está no fato delas serem digitais ou usarem criptografia, mas em outras caracterísricas.

Provavelmente, os pontos principais de diferença entre essas moedas são as questões relativas ao uso de uma tecnologia aberta ou fechada, centralizada ou descentralizada.

Tecnologia aberta: a blockchain é a tecnologia fundamental das moedas digitais descentralizadas. Ela traz transparência sobre a quem pertence o quê e qual o estado atual de todos os ativos em relação a todos os usuários da rede. Tudo isso é o oposto da tecnologia fechada e obscura que é a contabilidade bancária, onde as informações de onde o dinheiro verdadeiramente está é vedada a imensa maioria das pessoas.

Tecnologia descentralizada: provavelmente a maior revolução das moedas digitais como o Bitcoin seja a descentralização do poder de emitir dinheiro e validar as transações. Isso está em frontal oposição ao sistema centralizado atual, que é controlado por governos e bancos que centralizam as decisões monetárias que afetam todas as pessoas dentro do sistema.

Criptomoedas-chegam-para-revolucionar-o-mercado-econômico-mundial.jpg

As verdadeiras inovações das criptomoedas baseadas em blockchain e descentralizadas estão nas perspectivas de transformar as relações entre as pessoas e os sitemas de governança e não simplesmente no uso de criptografia para tornar transações seguras.

Acesse: https://newc.com.br/