Artigos Finanças New Cash

Diversificação: uma técnica financeira para diluir riscos

As pessoas e empresas sérias que trabalham com criptomoedas não se cansam de alertar sobre os riscos desse mercado, e fazem bem. As perspectivas de ganhos e lucros não são as únicas capazes de se concretizar num universo de investimentos de alto risco como é o caso do universo das moedas digitais descentralizadas.

investimento queda.jpg

Além disso, muita gente alerta para o fato de que as criptomoedas não são “investimento” em primeira instância, sendo na verdade, ativos digitais revolucionários que tem por objetivo redefinir o sistema financeiro de um modelo centralizado e baseado em dívida e inflação para um modelo centralizado baseado em princípios econômicos mais sólidos.

Mas seja como for, as pessoas insistem em tratar o Bitcoin e as Criptomoedas como investimentos em função dos quais elas buscam ter lucro e rendimento e é aqui que entra uma palavra que pode se tornar importante: diversificação.

cryptos diversificação.jpg

Segundo Jonathan Mcmillan, no livro “o fim dos bancos: moeda, crédito e revolução digital”, p, 72, a diversificação é “uma técnica finaceira elementar” e consiste em não se apostar em uma única direção quando o assunto é investimento, mas em várias.

Inclusive, alguns dizem que num portfólio de investimento sério não devem existir somente criptomoedas, mas outros ativos também. Outra questão importante de considerar é que mesmo o investimento em criptos pode (e deve) ser diversificado, não sendo completamente alocado em uma única moeda.

Essa dica é bastante simples, mas pode ajudar as pessoas a entender que as moedas digitais não são clubes de futebol para quem alguém torça de forma a excluir todos os demais, não. As moedas digitais são ativos diferentes, ainda que relacionados, cujos projetos vivem momentos diferentes dentro do ecossitema. Para o Bitcoin dobrar de valor pode ser bastante difícil, mas para moedas mais baratas e iniciantes cujos projetos sejam realmente promissores pode não ser tão difícil. O segredo não é alocar nem tudo no Bitcoin nem tudo na moedinha promissora, mas diversificar o investimento.

cryptos-prices-up.jpg

A New Cash tem em sua plataforma várias moedas digitais diferentes para a diversifricação do portfólio daqueles que negociam criptos. Acesse https://newc.com.br/ e avalie as alternativas de diversificação! Bons negócios a todos!