Artigos Bitcoin New Cash

Bitcoin: desenhado para sobreviver a um ataque nuclear!

O Bitcoin é um protoco que desenha uma rede descentralizada p2p, ou seja, de pessoa para pessoa. Algo que nem todos sabem, porém, é que as redes descentralizadas nasceram num contexto histórico curioso e com objetivos militares bem delineados.

militares bitcoin.jpg

A Arpanet, precursora da internet, nasceu, dentre outras coisas, para ser “uma rede de comunicações capaz de resistir a um ataque nuclear” (Benjamin Loveluck. “Redes, liberdade e controle: uma genealogia política da internet, p. 50). Naquele momento inicial da história da internet, se houvesse um ataque nuclear contra os Estados Unidos provavelmente a rede de telecomunicações não iria sobreviver a fim de ser usada para coordenar o contra-ataque (o que era a preocupação dos militares).

A percepção de que a rede àquele ponto não sobreviveria dada sua natureza centralizada foi, provavelmente, um dos principais motivos que moveram os arquitetos da rede inicialmente centralizada a partir rumo à descentralização. Foi nesse contexto que foram implementadas as características técnicas que possibilitaram a existência das redes descentralizadas, ou seja, nesse contexto surgiu a arquitetura fundamental daquilo que viria a ser o Bitcoin.

bitcoin rede.jpeg

Em suma, portanto, o Bitcoin nasceu de uma arquitetura criada para sobreviver a um ataque nuclear. Na prática, isso significa que mesmo que catastrofes naturais ou criadas pelo homem atinja ampla parte da rede do Bitcoin, ele ainda sobreviverá na medida em que partes do sistema sobrevivam. A implicação prática disso é que somente uma destruição completa do sistema de comunicação global pode destruir de forma definitiva ao Bitcoin. Entretanto, se algo dessa natureza cataclísmica ocorresse, a ausência de acesso às nossas redes sociais ou às nossas moedas digitais seria o menor dos nossos problemas.

Tais e tais questões simplesmente significa que as perspectivas do Bitcoin ser eliminado do horizonte são praticamente nulas, restando a cada um de nós pensar e desenvolver formas de utilizar essa tecnologia em benefício de um mundo melhor.

Acesse: https://newc.com.br/ e participe na prática do mercado de moedas digitais