Artigos New Cash Tutoriais

Está iniciando e precisa de orientação? Então esse post é feito pra você!!!

Olá! Tudo bem?

O mercado e a tecnologia do Bitcoin e das Crioptomoedas é muito novo e a cada dia mais pessoas tomam conhecimento dele, tornando exponecialmente maior o uso e crescimento da tecnologia e mercado das criptomoedas.

Por conta disso, decidimos explicar de forma breve, para quem está iniciando, como funciona a plataforma da New Cash. Não deixe de gastar 5 min para ler esse texto e ter uma breve introdução sobre o tema:

1) O que é uma exchange?
2) Como ela funciona?

exemplo

Comprador          /             Exchange              /             Vendedora

Vamos lá!

1- Uma exchange de criptomoedas é uma casa de câmbio, ou seja, um lugar onde você pode trocar (negociar = comprar, vender) criptomoedas. Semelhante a uma corretora de ações/ativos. Simples assim!

2- Como uma exchange funciona é que é foco da maior parte das dúvidas das pessoas, mas as respostas também não são tão complicadas.

Uma exchange, em termos de seu funcionamento, é um marketplace, ou seja, um lugar que conecta compradores e vendedores de ativos digitais. A Exchange em si não vende ou compra moedas, mas cria um ambiente digital seguro e funcional com as ferramentas e informações nescessarias para que as pessoas possam negociar entre si. Além do cadastro na plataforma, basta ter acesso a inernet e um computador para operar  com tranquilidade e confiança.

O mercado das moedas digitais é formado pelas pessoas que querem comprar e vender criptomoedas (chamados também de players ou traders, em inglês). Os traders criam suas próprias ordens de compra e venda, definem valores e volume de suas ordens de acordo com sua estratégia particular.

Depois de definir o valor e volume que desejam comprar ou vender, as ordens são registradas em um livro de ofertas (chamado de book, em inglês). Cada book trabalha uma paridade de ativos, exemplo: BTC/BRL (que significa que aquele livro é para quem quer comprar ou vender bitcoin por reais e/ou vice versa). Esse book pode ser visto  por todos que acessarem o livro de ofertas para avaliar a situação atual do mercado.

Captura de Tela 2018-09-13 às 18.02.02

Exemplo de Livro de Oferta ( Ordem Book ) De um lado as ordens dos compradores em Verde e do outro lado as ordens dos vendedores em Vermelho.

Conforme as ordens são executas (compradas ou vendidas por um player qualquer) o valor da cotação da moeda muda de acordo com a demanda, por exemplo:

Se a execução das ordens de vendas forem maiores que as ordens de comprar o valor sobe. E se as ordens de compra forem executadas mais rapidamente o valor da moeda desce.

Isso explica, por exemplo, por que os preços das moedas variam de exchange para exchange (cada exchange possui seus players e seus livros) sem que isso esteja sob poder ou controle das próprias plataformas de negociação ou de qualquer entidade centralizadora que tenha autoridade que defina os preços (não existe tal entidade no mundo das criptomoedas).

grafico
Exemplo de Movimentação de preço em um grafico.
OK, vamos ver agora as prinicpais funções de uma exchange!

O funcionamento prático de uma exchange está em quatro operações principais: depósitos, compra, venda e saque.

Depósitos: Os clientes de uma exchange podem transferir reais ou criptomoedas para dentro da plataforma, esse processo é chamado de depósito. Para Obter saldo para negociar.

Compra: O cliente que depositou reais e deseja ter criptomoedas faz a “compra” das mesmas.  E os mesmo reais podem ser usado para comprar outras moedas ou pagar boletos e remessas.

Venda: O cliente que depositou criptomoedas e deseja ter reais faz a “venda” das moedas.

Saque: Quando um cliente deseja retirar seus reais ou criptomoedas da plataforma, ele pede “saque” para sua conta bancária (no caso do dinheiro fiduciário “BRL” real no caso do brasil ) ou para uma outra carteira de criptomoeda (no caso das criptomoedas).

Tem mais alguma dúvida sobre o assuno? Conheça nossos e-books clicando aqui.

Acesse: https://newc.com.br/