Artigos New Cash

Criptografia de chave assimétrica: a analogia da caixa de correio!

As criptomoedas são reconhecidamente um tópido difícil de entender na perspectiva de muitas pessoas. Grande parte dessa dificuldade tem que ver com conceitos técnicos e “criptografia de chave assimétrica” é um desses conceitos. Vamos explicar o básico em torno desse conceito a partir de uma metáfora simples a fim de todos possam entender sua importância para essa tecnologia.

Mesmo com todo avanço nas comunicações digitais, os correios ainda são usados para enviar correspondências físicas à casa ou trabalho das pessoas. Pois bem. A caixa de correio padrão tem algumas características técnicas importantes para que funcione adequadamente segundo seu propósito.

caixa de correios.jpg

Uma caixa de correio padrão é construída de tal forma que uma correspondência seja facilmente colocada, mas somente quem tem a sua chave consiga retirar a correspondência de lá.

A criptografia de chave assimétrica é a aplicação computacional dessa mesma lógica voltada para o fluxo de informações e não de “correspondências”. O acesso público à caixa de correios é fácil e qualquer um pode introduzir uma “encomenda” nela, mas para resgatar tudo o que ali foi colocado é necessário ter uma chave específica que abre aquela caixa de correio.

criptografia assimétrica.jpg

A criptografia de chave assimétrica cria chaves públicas e chaves privadas no ambiente computacional que funcionam da seguinte forma: a chave pública é acessível a qualquer pessoa e qualquer um pode enviar a ela informações valiosas (unidades de bitcoin, por exemplo), mas somente o dono da chave que destrava a caixa do correio pode sacar o valor de lá de dentro. Dessa forma, o sistema se mantém seguro de que somente o legítimo dono das correspondências poderá tomar posse das encomendas direcionados a ele naquela caixa de correios.

Há inúmeros aspectos técnicos de como a criptografia de chave assimétrica funciona a fim de entregar essas funcionalidades. Explicar todas essas questões a um público não acadêmico ou profissional nas áreas da criptografia e/ou da computação é que é um desafio, mas quando entendemos exemplos simples e didáticos nos aproximamos do ponto de conseguir entender melhor como tais questões podem ser tão revolucionárias apesar de serem tão simples.

explain bitcoin.jpg

Uma caixa de correios, apesar de sua simplicidade, é uma maravilha tecnológica e uma criptomoeda também o é. A diferença é que as moedas digitais estão em em grau ainda mais avançado e tem potencial ainda mais amplo. Assim como o sistema de envio e recebimentos de correspondências foi extremamente efetivo em auxiliar a comunicação entre as pessoas, o sistema de moedas digitais também é efetivo em possibilitar a transferência de valores entre as pessoas em todos os lugares do mundo sem fronteiras e de forma ágil e segura.

É da “criptografia de chave assimétrica” que surgem os pares de chave pública e privada que são tão fundamentais e características em todo o sistema das moedas digitais. É por causa dessa tecnologia que as moedas digitais ganham o nome de criptomoedas.

Acesse: https://newc.com.br