Artigos Bitcoin New Cash

Pra que serve o computador? Duas concepções antagônicas e suas implicações para o Bitcoin…

O computador é a tecnologia fundamental por detrás do Bitcoin. Para entender a moeda digital é importante, portanto, voltar a esse elemento fundamental e compreender algumas questões cruciais a respeito de sua natureza e dos objetivos de sua existência.

computer.png

Lojkine, em seu livro “La révolution informationelle“, p. 141, fala o seguinte no contexto histórico do surgimento do que viria a ser a rede mundial de computadores.

“Mediante o debate sobre a inteligência artificial ou a cibernética, foi possível assistir à emergência de duas concepções antagônicas do uso político que poderia ser feito do computador e das redes de dados: por um lado, a concepção elitista e tecnocrática que reserva a informação estratégica para um reduzido grupo de líderes; por outro, uma concepção autogestora que considera a atual revolução tecnológica, não o prolongamento de velhas tendências, mas uma verdadeira revolução organizacional que implica o acesso de todos a todas as informações e, por conseguinte, o autogoverno dos seres humanos”.

O resumo da ópera é que enquanto a informática se desenvolveu em grande medida a partir de interesses militares do governo centralizado e com pretensões políticas bem defininidas na direção de que somente os governantes poderiam usar a máquina da informação a fim de aprimorarem seu governo sobre as pessoas. Por outro lado, muitas pessoas começaram a perceber que o computador pessoal conectado à rede poderia servir como instrumento de disrupção e revolução organizacional em larga medida.

O Bitcoin é a evolução máxima dessa segunda forma de ver a existência do computador e da rede de computadores. O viés liberal/libertário com foco na autonomia dos indivíduos e dos grupos unidos entre si por consenso distribuído é bastante evidente. Isso quer dizer que o Bitcoin é o triunfo de uma mentalidade focada mais nas pessoas e menos nas estruturas de poder convencionais e centralizadas.

bitcoin photo.jpg

A descentralização é a teoria e a prática por detrás desse fenômeno. Talvez isso ajude algumas pessoas a entender por que Satoshi Nakamoto é anônimo e por que a rede não depende da sua interferência pessoal para funcionar. Naturalmente, há outros motivos para esse anonimato do criador do Bitcoin que tem que ver com a segurança pessoal da pessoa ou grupo de pessoas por detrás da moeda digital, mas ainda que esse perigo fosse afastado em absoluto o anonimato caberia de forma perfeita aqui, uma vez que toda essa revolução não foi idealizada para trocar um poder central (governos e bancos) por outro (satoshi), mas para substituir o modelo centralizado por outro mais aberto, mais transparente, mais livre e mais acessível a qualquer pessoa de posse de um celular ou laptop.

O computador (junto com o celular) forma a estrutura básica e fundamental de toda essa nova forma de gerar e gerir um sistema financeiro e as implicações políticas e governamentais das moedas digitais descentralizadas se tornarão realidade de forma cada mais intensa e radical. O melhor a se fazer agora é buscar educação teórica e prática em torno da nova realidade que já chegou com o bitcoin e ainda chegará no futuro quando as criptos estiverem nos computadores e celulares de uma quantidade cada vez maior de pessoas…

bitcoin computador.jpg

Acesse: https://newc.com.br