Artigos Bitcoin New Cash

A volatilidade do preço do Bitcoin é reflexo da volatilidade emocional dos seres humanos…

Niall Fergunson, em seu livro “A ascenção do dinheiro: a história financeira do mundo”, p. 20, nos que

“o dinheiro amplifica nossa tendência para reagir exageradamente, para pular da exuberância quando as coisas vão bem, para a mais profunda depressão quando elas vão mal, Os booms e os crashs são produtos, na raiz, de nossa volatividade emocional”.

O preço do Bitcoin caiu de forma relativamente acentudada e voltou a subir mais ou menos na mesma proporção nos últimos 2-3 dias. Os movimentos desse mercado são marcados por esse tipo de evento e ele representa um dos maiores medos e um dos maiores desejos dos investidores uma vez que é nesse movimento que se pode perder ou ganhar (muito) dinheiro.

gráficos volatilidade.jpg

Muita gente tenta prever esses movimentos através de análises técnicas que envolvem o escrutínio de vários indicadores de mercado e alguns traders têm bastante sucesso com esse tipo de abordagem, mas nem todos. Muitas vezes o mercado surpreende as expectativas tanto para cima como para baixo fazendo com que muita gente nesse ramo seja cética quando à habilidade de se prever o preço do Bitcoin de forma segura.

O futuro pode ser imaginado e deduzido com algum grau de precisão a depender do tipo de previsão que se faça, mas eventos muito específicos estão absolutamente fora da nossa capacidade de dedução ou previsão. De outra forma, nosso conhecimento prévio em relação ao futuro poderiam, inclusive, terminar alterando aquilo que prevemos que “iria” acontecer em função de nossas ações antecipadas aos fatos conhecidos de antemão (tudo muito filosófico)…

bola de cristal volatilidade.jpeg

O jogo de gato e rato em relação ao preço futuro do Bitcoin permanece. E o mesmo fenômeno atua em praticamente todas as áreas da vida humana e isso faz com que as pessoas tenham projeções negativas (medo) e positivas (esperança) sobre o que virá a seguir. Esses tipos de sentimento formam a base de muita coisa que acontece em todos os mercados financeiros do mundo.

Uma educação que pode demonstrar ser bastante útil diante desses fatos pode ser aquela que lida com as reações em massa das pessoas a determinados gatilhos. Quem se dedicar a entender as reações emocionais humanas pode lucrar com esse conhecimento, ainda que certa dose de imprevisibilidade das reações humanas não faça desse conhecimento um caminho absolutamente seguro para prever os movimentos do mercado de forma infalível.

Essa ciência não existe, pelo menos não ainda, ainda que muitos estejam loucamente atrás dela com vistas ao conhecimento prévio de para onde o mercado irá daqui há 30 segundos, ou uma hora, ou três dias. Entretanto, o futuro, até segunda ordem, permanece sempre um mistério.

Acesse: https://newc.com.br