Artigos Bitcoin New Cash

Conhecendo mais sobre o Bitcoin: o que é UTXO?

Pessoas que buscam um conhecimento mais profundo sobre o funcionamento do Bitcoin mais cedo ou mais tarde vão encontrar-se com a sigla UTXO. Mas em termos simples, a que ela se refere?

UTXO são “saídas de transação não realizadas” (unspent transaction outputs, em inglês). Não ajudou a te esclarecer? Vamos lá!

bitcoin_transaction_explained.png

As transações em bitcoin são formadas por entradas e saídas (inputs e outputs) que formam saldos recebidos e a serem enviados entre os participantes da rede. Estamos lidando essencialmente com números capazes de identificar quem recebeu e quem pode enviar bitcoins através da rede. É a forma prática de se identificar quem tem “saldo” ou não na moeda nativa da rede, o bitcoin.

Andread Antonolopus, em seu livro “Mastering Bitcoin”, p. 119, diz que

“quando dizemo que um usuário ‘recebeu’ bitcoins, o que isso significa é que a carteira desse usuário detectou um UTXO que pode ser enviado (gasto) a partir das chaves controladas por aquela carteira. Dessa forma, o ‘saldo’ de uma carteira é o balanço de todo o UTXO que pode ser gasto a partir daquela carteira”.

Uma curiosidade sobre o tema é que o UTXO é uma unidade indivisível de quantias variadas de satoshis/bitcoins a serem gastos em uma transação. Mas alguém pode se perguntar o que ocorre se uma pessoa quiser gastar certa quantia de satoshis/bitcoins menor do que o UTXO geral de sua carteira?

Nesse caso, o que ocorre é que a carteira gasta o UTXO inteiro em duas transações. Uma para o endereço de fora da carteira e o restante volta como “troco” para um endereço dentro da própria carteira do usuário. Pode ser importante dizer que os usuários geralmente não veem essa dinâmica toda ocorrendo, tendo diante de si somente o saldo (UTXO) geral diante de si para saber quantos satoshis/bitcoins eles ainda podem gastar a partir daquela carteira específica.

Espero que essas informações tenham sido úteis para esclarecer um pouco mais aqueles que estão buscando aprender mais sobre a moeda criada por Satoshi Nakamoto.

Acesse: https://newc.com.br