Artigos Bitcoin New Cash

Assinatura Digital na Blockchain!

O conceito de assinatura digital é bastante importante para a efetividade prática, tecnológica e jurídica de muitas relações humanas através dos computadores. Se fosse impossível comprovar a identidade de uma pessoa de alguma forma no ambiente digital ele seria absolutamente inapto para celebrar transações que pudessem ter qualquer peso legal e dessa forma as relações online se reduziriam ao espectro das questões irrelevantes da existência.

As assinaturas feitas à mão são únicas e reconhecíveis pela singularidade com que cada pessoa escreve à mão. Dessa forma, se um documento válido (como um RG ou uma CNH) estabelece o padrão de uma assinatura, podemos comprovar com exatidão se estamos diante daquela mesma pessoa se ela conseguir assinar de forma idêntica ao documento original.

O conceito de assinatura digital tem exatamente o mesmo objetivo. Pedir de um agente uma informação tão pessoal e singular que somente o dono original daquela informação seria capaz de oferecer e ao oferecer podemos ter certeza de que estamos diante de alguém cuja identidade pode ser comprovada com exatidão.

Todo o sistema do Bitcoin é construído sobre 3 posturas complementares em relação às assinaturas digitais:

1- A Criação de uma assinatura

2- A Verificação de uma assinatura

3- A Identificação de fraudes na tentativa de alguém burlar uma assinatura

Uma estrutura de dados que relaciona chaves públicas e privadas de forma engenhosa, permite ao protocolo do Bitcoin garantir que somente as pessoas que realmente possuem as chaves privadas para um determinado fundo possam transacioná-lo pela rede de forma efetiva.

Isso não quer dizer que criminosos não possam tentar fraudar transações, eles podem e fazem isso constantemente, mas o sistema é desenhado para verificar as assinaturas corretas e para rejeitar as transações com assinaturas fraudulentas.

O sucesso na implementação das assinaturas digitais no protocolo do Bitcoin é um dos segredos de seu sucesso como moeda/reserva de valor!

Se quiser saber mais sobre o tema de uma forma mais detalhada, recomendamos o livro Blockchain Básico: uma introdução não técnica em 25 passos, capítulo: autorizando transações, p. 117-124.

Acesse https://newc.com.br