Artigos Bitcoin New Cash

Bitcoin: o uso prático e o estudo teórico!

Em tempos de turbulência no mercado, sempre surgem vozes dizendo que o problema com alguns investidores em criptomoedas é que eles investiram em algo que não conheciam e estavam apenas atrás de lucro fácil e rápido.

Pode ser que essa crítica seja acurada em relação a algumas pessoas, mas proponho que precisamos desenvolver mais e melhor os argumentos sobre a relação entre o uso prático do Bitcoin (como investimento, moeda, reserva de valor ou mesmo apenas por rebeldia contra o sistema e o estudo teórico desse fenômeno como um todo).

Sem pretender ser exaustivo, longe disso, proponho que há diversas posturas possíveis da parte de cada pessoa sobre esse tema.

Há quem seja profundamente envolvido com o uso do Bitcoin e seja profundamente conhecedor do código/protocolo e de todas as teorias econômicas e computacionais em torno do tema.

Mas também há inúmeros estágios aquém deste, onde pessoas ou usam a criptomoeda sem tanto conhecimento teórico e há quem conheça muito das teoria e não use (ou use pouco) o Bitcoin na prática.

Algumas verdades devem ser identificadas à luz dessa realidade.

1- Ninguém deve ser instigado a usar o Bitcoin enquanto esteja absolutamente alheio às teorias econômicas, sociais e computacionais a seu respeito.

2- Ninguém deve ser instigado a deixar de usar o Bitcoin por não ser expert em questões econômicas, sociais e computacionais em geral.

Percebemos por esses dois parâmetros que pode e deve haver um equilíbrio entre as questões teóricas e práticas nesse mercado. Isso não quer dizer que devamos impor barreiras de acesso a ninguém, mas que devemos educar a comunidade na direção do mínimo entendimento teórico antes do envolvimento prático, e que devemos promover que as pessoas continuem a estudar e se aprofundar ainda que já sejam experts no manuseio do Bitcoin.

Essas posturas, porém, não são remédios para as ondas de baixa no mercado. O mercado não caiu por que as  pessoas “não estudaram antes de comprar”, ainda que o estudo da história, dos fundamentos e das perspectivas da moeda possa fazer com que alguém não se desespere diante de uma queda mais brusca, ou mesmo lhe dê perspectivas de ação para minimizar perdas e inclusive para perceber oportunidades de ganho.

Acesse: https://newc.com.br