Artigos New Cash Textos

Tudo ou Nada! A importância da dificuldade de alterar dados na Blockchain!

Em sua aplicação primordial em torno da criação e gerenciamento do dinheiro digital, a blockchain lida com um aspecto muito importante das relações econômicas, o registro de quanto dinheiro pertence a quem em dado momento, e assim por diante a cada transação que muda a quantida de recursos que pertence a cada pessoa no sistema.

Em resumo, a blockchain é um grande banco de dados descentralizado que registra valores e transações onde cada moeda só pode pertencer a uma pessoa em um momento do tempo.

Há uma engenhosa relação entre os dados das transações e dos blocos de transações realizadas na blokchain para que sua imutabilidade e segurança sejam garantidas, tornando o sistema resistente à censura e transparente.

No livro “Blockchain Básico: uma introdução não técnica em 25 passos”, p. 150, Daniel Drescher diz que

“a estrutura de dados blockchain visa a uma abordagem radical do tipo tudo ou nada quando se trata de alterar dados: é necessário modificar totalmente a estrutura de dados, começando pelo ponto que causou a mudança até a cabeça de toda a cadeia, ou será melhor deixar tudo inalterado”.

Um ataque que visasse mudar os dados da blockchain para fins fraudulentos só poderia ocorrer mudando toda a estrutura de dados da blockchain a partir da transação fraudulenta em si em diante, ou então simplesmente não se consegue concretizar tal ataque/fraude. Essa é razão por detrás da segurança da rede e no caso do Bitcoin ela nunca foi violada nesses 10 anos de existência.

As implicações da dificuldade/impossibilidade de alteração dos dados escritos na Blockchain é que a tornam ideal para registro de valores, e capaz de oferecer um sistema financeiro alternativo ao modelo atual.

A grosso modo, podemos dizer que o sistema financeiro atual implica a confiança nas instituições centralizadas e regulamentadas para manter fielmente os registros de posse e propriedade de todos os ativos com os quais eles lidam e paga-se uma “taxa” bastante cara para que essas entidades coloquem esse sistema todo para rodar. Além disso, a quantidade de poder desse sistema, aliado a incompetências, fraudes e desmandos a partir da antidades centralizadas o tornam extremamente vulnerável a todo tipo de abuso.

A Blockchain é a alternativa descentralizada a esse sistema, capaz de reduzir pontos de falha e insegurança na criação e manutenção de um sistema de registro de valores. A Blockchain trabalha num paradigma do tudo ou nada em termos da alteração dos dados em todo o sistema (coisa que as entidades centralizadas fazem com facilidade a partir de sua “autoridade”, é assim que governos confiscam saldos das pessoas consideradas correta ou incorretamente perigosas, por exemplo).

A Blockchain é um sistema revolucionário que pode mudar o sistema financeiro global.

Acesse: https://newc.com.br