Artigos New Cash Textos

A importância do Dinheiro (digital)!

Em tempos de profundas discordâncias entre as pessoas, especialmente nas redes sociais, poucos contestariam a afirmação de que o dinheiro foi um dos catalisadores mais importantes no desenvolvimento das civilizações. De gado e ovelhas a conchas de wampum, de metais preciosos ao dinheiro fiduciário, as sociedades em todo o mundo sempre procuraram criar e manter um meio de troca eficaz para impulsionar os negócios.

Uma ilustração perfeita da importância do dinheiro pode ser vista no recente livro The Bitcoin Standard, de Saifedean Ammous, ou no best-seller Sapiens, de Yuval Noah Harari, que explora o dinheiro como um dos “grandes unificadores” entre as pessoas, ao lado da religião e dos impérios.

O dinheiro como força que une é um conceito que testemunhamos há milênios. De fato, mesmo durante os tempos das Cruzadas, tanto muçulmanos quanto cristãos usaram alegremente as moedas do lado oposto, apesar de serem adornadas com o rosto dos profetas de seus inimigos – o ouro era amplamente aceito devido à relativa escassez e ao fato de que era (e ainda é ) impossível de sintetizar, dificultando as fraudes.

Há uma dinâmica fascinante da teoria dos jogos em jogo em relação ao dinheiro – se uma determinada forma de moeda é valiosa apenas para um grupo, ela se tornará, por extensão, valiosa para os parceiros comerciais envolvidos com o referido grupo. Considere o caso das Américas: antes da chegada dos espanhóis, os nativos americanos não percebiam que o ouro tinha algum valor. Foi somente ao entender o valor que o recurso tinha na Espanha que eles mudaram de tom – o metal rapidamente ganhou utilidade (e valor subseqüente), já que lhes permitia comprar inúmeros produtos com apenas pequenas quantidades de ouro.

É fácil traçar alguns paralelos entre as concepções tradicionais sobre o que faz dos materiais os meios ideais de troca com o crescente campo dos ativos digitais. Melhores cracterísticas em termos de divisibilidade, portabilidade e dificuldade de falsificação são buscadas à medida que tudo migra para o ciberespaço. Seria absurdo, portanto, ignorar os ativos digitais ou ignorar o papel que inevitavelmente eles terão nos mercados em constante desenvolvimento até os dias de hoje.

Uma das propriedades mais interessantes a que devemos dar atenção é a liquidez, ou seja, garantir que sempre haja participantes disponíveis para compra ou venda de determinado ativo, tornando-o facilmente acessível no mercado. O exemplo do ouro é adequado, uma vez que é reconhecido em todo o mundo e tem valor para todos, sua disponibilidade facilita a troca por bens ou serviços.

O grande desafio da liquidez é encontrar um grupo adequado de compradores e vendedores. A tecnologia da Blockchain permite a transferência ininterrupta, e sem necessidade de confiança, de ativos digitais por todo o globo em questão de segundos, e pode ser que esse “pool” se estenda a mais de 7 bilhões de pessoas no futuro próximo.

Se o dinheiro digital for parte da unificação ainda mais ampla da humanidade, e vai, precisamos garantir que ele seja adequado a essa finalidade, principalmente por causa de sua utilidade no ciberespaço. Essas novas formas de dinheiro precisam ser compreendidas, apreciadas e tornadas acessíveis a todos. Portanto, é hora de você começar a se envolver caso ainda não esteja envolvido!

Texto adaptado de: https://medium.com/openfinance/the-one-thing-we-can-all-agree-on-importance-of-money-dafa5c31666e

Acesse: https://newc.com.br