Artigos Bitcoin New Cash Textos

Bitcoin – o deslocamento do valor da indústria para a troca de informação

O professor Benjamin Loveluck, em seu livro “Redes, liberdades e controle”, p. 114, diz que

“a noção de uma sociedade da informação se assemelha, antes de mais nada, a uma renovação – embora profunda – do capitalismo liberal. Nesse caso, a criação de valor desloca-se da indústria para as trocas [de informação] desmaterializadas. Nesses termos é que a internet tamém foi abordada quando se difundiu para um público muito mais amplo do que os cientistas, os militares e outros iniciados que tinham acompanhado seu desenvolvimento inicial”.

O Bitcoin é um fruto de uma ampla revolução tecnológica e social em torno dos eventos que culminaram na internet, vista como a materialização da chamada sociedade da informação. Há muitas questões políticas e sociais em torno dessas questões, mas há aqui um ponto que eu gostaria de tratar.

Nesse processo como um todo surgiu um produto que antes não era tão valorizado e comercializado como se tornou, a informação. Não me levem a mal. A informação sempre foi valiosa, mas nunca tanto e em tão larga escala. Não havia na sociedade pré-internet tantas formas de explorar o valor da informação de forma que grande parte da economiza girava mais em torno das questões de produção e consumo de artigos industriais variados.

A internet foi fruto de uma transformação e gerou transformação na sociedade. Muita gente hoje é capaz de monetizar informações de forma variada e vive do comércio e tráfego desse produto, agora contextualizado na rede mundial de computadores.

O Bitcoin é uma espécie de fase final desse amadurecimento. Não que ele tenha chegado ao seu desenvolvimento pleno. Mas a criptomoeda mais famosa do mundo já é um valor em si mesma e representa tudo aquilo que o dinheiro representa, o que é extraordinário em amplas medidas.

Houve um deslocamento por parte das pessoas em termos de valorização da indústria para a valorização da informação, e aqui o dinheiro em forma de informação criptografada vai amadurecer e existir a fim de fazer a indústria girar na forma de um dinheiro digital descentralizado. Cumprindo a função em razão da qual se tornou valorizada pelas pessoas.

Acesse https://newc.com.br